logo chic food
HOME
PERFIL DO EDITOR
EDIÇÕES ANTERIORES
MIDIA KIT
FALE CONOSCO

PANETTONI PER TUTTI

VL Chic Food reuniu três fabricantes de panetones, cada qual com suas particularidades na elaboração do apreciado “pão doce”, protagonista absoluta nas festas de final de ano. Confira...

CACAU SHOW: PANETONE COM GRIFFE CS

A CACAU SHOW, uma das primeiras empresas nacionais a implementar no mercado nacional a produção em larga escala de chocolates premium, começou no bairro paulistano da Casa Verde, em 1988, quando o jovem empreendedor Alexandre Tadeu da Costa, com apenas 17 anos, resolveu revender chocolates. Atualmente, assim como os vários produtos desenvolvidos pela empresa despertam a preferência de consumidores exigentes em busca de sabor e alta qualidade, seus panetones são elaborados com o mesmo carinho e atenção no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, através de uma equipe qualificada de alta performance que desenvolve os panetones. A produção é terceirizada com receita exclusiva da Cacau Show, que depois finaliza os panetones adicionando o maravilhoso chocolate CS no recheio e cobertura.

Para o Natal 2021, VL Chic Food recomenda o clássico 5 Chocolates, com gotas de chocolate 55% de cacau e recheio de trufa de chocolate ao leite e trufa de chocolate branco, coberto com chocolate ao leite e decorado com chocolate intenso; e La Creme, com gotas de chocolate com recheio de trufa ao leite e branco. Uma cremosidade irresistível para surpreender neste Natal.
CACAU SHOW
e-commerce www.cacaushow.com.br

PANETONE DE MASSIMO FERRARI: RECEITA DA MAMMA

Figura querida no cenário gastronômico da cidade de São Paulo, o sorridente restaurateur Massimo Ferrari (atualmente, no comando da rotisseria FELICE E MARIA), como faz todos os anos apresenta seu tradicional panetone para adoçar as festas natalinas. A novidade para este Natal é que a iguaria chega embrulhada para presente, com um singelo bonequinho do Papai Noel feito à mão. Ao contrário dos anos anteriores, o diferencial do panetone é que a massa já vem descansada, característica importante para pães feitos pelo processo de fermentação natural, e estampa na embalagem o selo Clássico, que atesta seu conteúdo elaborado com receita tradicional, que valoriza ainda mais o produto.

Guardada a 7 Chaves, a receita do panetone é um legado herdado da mãe de Massimo Ferrari. Levando apenas frutas cristalizadas e uma crosta açucarada de amêndoas – nada de chocolate ou outras invenções alheias à receita original – o panetone Felice e Maria é fermentado naturalmente e conserva uma unidade que o diferencia dos outros, resgatando o sabor do verdadeiro panetone italiano. Eleito Anfitrião Número 1 da Gastronomia Paulistana (edição de 25 anos de Comer & Beber), para este ano Massimo Ferrari resolveu aumentar a produção do seu festejado panetone, devido à grande procura em edições anteriores, sem perder a exclusividade, uma vez que as unidades são vendidas apenas no club gourmet Felice e Maria.
FELICE E MARIA PER MASSIMO FERRARI
Rua Hélion Povoa, 65 – Vila Olímpia – São Paulo – SP
Encomendas tel.: +55 11 3849 2504
www.felicemaria.com.br

BRIGADERIA: SABOR DE INFÂNCIA

A BRIGADERIA, rede de lojas especializada em brigadeiros, com unidades nas principais cidades do estado de São Paulo, tornou-se a verdadeira grife do doce, desejada e admirada, sem perder o encanto do brigadeiro feito em casa. Para a produção dos seus doces, totalmente artesanais, utiliza chocolates de procedência belga, matérias primas de primeira qualidade e possui mais de 30 sabores de brigadeiro em seu portfólio de produtos.

Além dos brigadeiros, as novidades da marca para este Natal prometem atender paladares dos mais diversos. Recomendamos o Brigattone Recheado Ao Leite, delicioso chocottone recheado com brigadeiro gourmet ao leite belga, coberto com chocolate ao leite e decorado com granulado. Uma tentação!!! Há outras opções: Brigattone Recheado Cocadinha (770g), deliciosa massa escura de chocolate recheada com brigadeiro cocadinha, coberto com chocolate gourmet ao leite belga e decorado com coco ralado; e Brigattone Recheado Doce de Leite, massa clara de panettone recheado com brigadeiro doce de leite, coberto com chocolate branco e decorado com nozes. As novidades não param por aí. Com uma singela e despretensiosa embalagem, o Trio de Brigaméis reserva deliciosa surpresa: pães de mel nos sabores Ao Leite, Ninho e Doce de Leite.  
 
A Brigaderia traz como principal conceito da marca o emotional food, com uma boutique de brigadeiros, chocolates e sobremesas que remetem ao sabor da infância. Em setembro de 2013, metade do capital da marca foi adquirido pelo Grupo Cacau Show, com o intuito de estruturação e expansão para o restante do país.
BRIGADERIA
www.brigaderia.com.br

PANI DI TONI: A ORIGEM DO PANETONE

ughetto wedding

Reza a lenda que Toni, um humilde ajudante de cozinha de Ludovico Il Mouro, em Milão, Itália, seria o inventor de um dos doces mais característicos da tradição italiana

Eis a história: na véspera de Natal, Toni, um cozinheiro-chefe da casa Sforza, em Milão (Itália), queimou o doce preparado para o banquete ducal. Ele decide sacrificar o pão de levedura-mãe que tinha reservado para o seu Natal. Mistura farinha, ovos, açúcar, uvas passas e frutas cristalizadas, até obter uma massa muito macia. O resultado foi tão surpreendente, que Ludovico batiza o preparo de Pani di Toni (Pão de Toni), em homenagem ao seu criador.
A primazia de Toni não é assim tão pacífica. O empreendedor ajudante de cozinha disputa com outros criadores da rica iguaria, entre os quais se destacam Ughetto degli Atellani e a Irmã Ughetta. No entanto, os relatos não fazem parte da história, mas sim no imaginário coletivo: Toni, Atellani e Ughetta são lendas criadas entre o fim do século XIX e início do XX para ilustrar ainda mais o que já era orgulho da gastronomia de Milão. Ughetto e Ughetta, entre outras coisas, são nomes ligados à palavra milanesa para uva passa: ughett.
Controversas à parte, a verdadeira origem do panetone deve ser procurada no costume difundido na época medieval de celebrar o Natal com um pão mais saboroso que o de todos os dias. Um manuscrito tardio do século XV de Giorgio Valagussa, preceptor da casa Sforza, atesta o costume ducal de celebrar o chamado rito do tronco. Na noite de 24 de dezembro colocava-se um grosso tronco de madeira no caminho e, enquanto isso, eram levados à mesa três grandes pães de trigo, matéria prima de grande valor na época. O chefe de família servia uma fatia para todos os comensais, reservando uma para o ano seguinte, como símbolo de continuidade.
A chegada do Panetone no Brasil coincide com o período da Segunda Guerra Mundial, quando os imigrantes italianos vieram em peso para o país. Por ser uma receita tradicionalmente natalina e muito querida por boa parte da população, é natural que a mesma começasse a ser repassada entre gerações após a instalação das grandes colônias italianas por aqui. A receita clássica de Panetone é uma só, protegida por um decreto assinado em 2005 na Itália, que determina as quantidades mínimas de cada ingrediente que devem ser usadas na confecção desse pão. Para ser um Panetone de verdade, portanto, é preciso acertar as quantidades de farinha, sal, água, açúcar, ovos e frutas cristalizadas determinadas nesse decreto.

PANI DI GIUSEPPE: O MILANÊS QUE CONQUISTOU O MUNDO

panettone baj libreto_Baj

O PANETTONE BAJ, de Milão (Itália), que acima empresta a clássica ilustração de sua rica embalagem, continua sendo um produto premium, feito sob medida para atender consumidores sofisticados ou como um presente corporativo de luxo. Cada panetone inclui um livreto de 24 páginas ricamente ilustrado, que descreve a história da marca, a vida de Giuseppe Baj e suas conquistas no campo da confeitaria.
Confira em www.panettonebaj.it

logoface logoinsta logoissuu
logotipo acertado
(c) VL Editorial 2021 - Todos direitos reservados.
Créditos de fotos: Raphael Crisuolo (divulgação)